Cadeias Produtivas Locais são arranjos estratégicos de empresas que fazem parte do mesmo setor de atuação e compõem os elos de fornecimento de insumos, produção, prestação de serviços, transformação industrial, comercialização e apoio institucional, que se conectam e se integram, de maneira organizada, para fortalecer setores produtivos.
Cada CPL fica sob responsabilidade de uma entidade sem fins lucrativos, com o papel de realizar a gestão e a governança da cadeia produtiva. O Tekoema - Instituto de Inovação e Transformação Social (Tekoema Instituto) é responsável pelas CPL de Gastronomia e de Cervejas Artesanais de Suzano pelo Programa SP Produz da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP em 2025. Os principais objetivos são o desenvolvimento socioeconômico, sustentabilidade ambiental, valorização cultural e promoção do impacto social direto no ecossistema do Alto Tietê, através do estímulo à cooperação e de práticas colaborativas, que transformem vocações do território em diferenciais competitivos para o fortalecimento setorial e a promoção de transformações estruturais que beneficiem a região.
As CPLs de Suzano, sob responsabilidade do Tekoema Instituto, foram reconhecidas como CPLs Consolidadas por seu grau de maturidade num minucioso e rigoroso processo de avaliação realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com SEBRAE, CIESP e InvestSP. Esse selo de excelência atesta a robustez da nossa governança, a diversidade de elos, a integração sistêmica entre os atores locais e o alto potencial de competitividade do território. Este importante reconhecimento posiciona Suzano como um hub de referência em inovação social e desenvolvimento econômico, garantindo prioridade em políticas de fomento, acesso a novas tecnologias e fortalecimento da marca territorial no cenário nacional.
A CPL de Gastronomia tem como integrantes os principais expoentes da culinária, panificação e hospitalidade da região — como IÇÁ Restaurante, Tah Árabe, Uziel Coffee and Bake Shop, Casa Unto, Santa Helena Pães e Doces, Cervejaria ZEV e outros atores da região, em um ecossistema de inovação e cooperação. A iniciativa articula talentos locais com o suporte institucional do SEBRAE, UniPiaget e ACR Suzano, transformando a vocação gastronômica territorial em uma cadeia econômica robusta, sustentável e integrada ao turismo e ao audiovisual. Somos o ponto de encontro entre tradição, criatividade e desenvolvimento regional.
A CPL de Cervejas Artesanais é um ecossistema de alta performance tecnológica e produtiva, pela sinergia entre a excelência produtiva da Cervejaria ZEV — referência em escala e qualidade regional — e a inteligência logística e técnica da Prodooze, grande player nacional na comercialização e distribuição de insumos e adjuntos cervejeiros, tendo ainda a ABRACERVA como um grande articulador em prol do setor.
Sob a governança estratégica do Instituto de Inovação e Transformação Social, esta CPL integra o fornecimento global de insumos à produção de vanguarda, em estreita colaboração com a CPL de Gastronomia, posicionando a região como um hub de valor agregado e conhecimento técnico. Unimos a ciência da produção ao potencial criativo do território para fortalecer o mercado de bebidas artesanais com sustentabilidade e competitividade internacional.
Para Suzano e a região do Alto Tietê, a estruturação de CPLs representa um mecanismo de transformação estrutural. Ao formalizar arranjos produtivos — como os eixos de Gastronomia e Cervejas Artesanais geridos pelo Instituto — a economia local deixa de ser fragmentada e passa a atuar como um ecossistema integrado.
O reconhecimento de uma CPL em níveis de maturidade (como o estágio de CPL Consolidada alcançado em 2025) valida o potencial produtivo do território e garante prioridade em políticas de fomento, mentorias técnicas e acesso a novas tecnologias. Na prática, isso resulta em:
Geração e retenção de riqueza na região: o fortalecimento dos elos produtivos locais permite que a riqueza gerada permaneça e circule no próprio território, com a retenção de valor agregado;
Distribuição de oportunidades de renda: ao apoiar pequenos e médios produtores, as cadeias produtivas organizadas contribuem para uma distribuição mais equitativa das oportunidades econômicas, reduzindo desigualdades intrarregionais;
Sustentabilidade e Governança: a estruturação da governança das cadeias produtivas sob o selo do SP Produz exige modelos de gestão transparentes e planejamentos estratégicos de longo prazo, preparando a região para acessar mercados nacionais e internacionais de forma resiliente.
Dessa forma, a atuação do Instituto de Inovação e Transformação Social, em parceria com todos os atores envolvidos no programa, busca consolidar Suzano e a região do Alto Tietê como hub de referência em inovação social e desenvolvimento econômico sustentável, utilizando a força da produção local como motor do progresso social.
Iniciativa estratégica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo voltada ao fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (CPLs). O programa atua como um instrumento de política pública para impulsionar o desenvolvimento regional por meio da organização e qualificação de aglomerados setoriais compostos por micro, pequenas e médias empresas.
A lógica central do programa reside na cooperação: ao reunir agentes de um mesmo segmento sob uma governança comum, o programa fomenta o compartilhamento e otimização de recursos, a troca de conhecimentos técnicos e a inovação em processos. Essa articulação visa não apenas o crescimento individual das empresas, mas sobretudo o aumento da competitividade sistêmica de todo o setor produtivo de uma região.